
Prefeito Nestor Elvas, participa de assembleia na APPM sobre instituição da MRAE

Na manhã desta terça-feira (05), o prefeito Nestor Elvas, do município de Bom Jesus, participou da I Assembleia da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí - MRAE. O encontro aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios - APPM.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Na ocasião, Nestor Elvas afirmou ao R10 que o sistema dos serviços de abastecimento e esgoto no Piauí precisa de melhorias.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
"O serviço de saneamento do Estado tem que ser melhor desenvolvido. A MRAE é uma maneira de se tratar o tema de forma concisa e estabelecer soluções para os problemas relacionados ao abastecimento de água e esgoto no Piauí", comenta o prefeito.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
A Assembleia foi convocada pelo governador Rafael Fonteles, que debateu com os prefeitos presentes e aprovou a instalação da microrregião. Foi definido ainda um processo de eleição para escolha dos representantes dos Municípios para compor o Regimento Interno Comitê Técnico e de membros para compor o Conselho Participativo.
MRAE
A autarquia Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE) foi instituída em 2023, no intuito de adequar o estado ao Marco Legal do Saneamento Básico e cuida do abastecimento de água e do esgotamento sanitário das cidades piauienses. A MRAE tem como função pública de interesse comum, o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais urbanas.
Em seção plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em novembro deste ano, os deputados aprovaram mudanças que envolvem as atribuições e formação do Colegiado Microrregional e a estrutura de governança da autarquia.
Atualmente, mais de 90% da população do Piauí tem acesso à água potável, mas apenas 24% possui saneamento básico, segundo estudo da Fundace. O representante do Observatório Nacional dos Direitos à Água e Saneamento, Marcos Montenegro, acrescentou que 34% da população do Piauí mora na zona rural e 65% faz parte do Cadastro Único do Governo Federal, o que demonstra a baixa renda da população para viabilizar o acesso à água por meio das 11 microrregiões. Por isso a importância da unificação.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Bom Jesus-PI prepara consultório de fisioterapia na Comunidade Eugenópolis
-
Bom Jesus-PI firma parceria com Polícia Federal e terá unidade de apoio própria
-
Bom Jesus-PI celebra o 7 de Setembro com desfile cívico e demonstração de patriotismo
-
Prefeitura de Bom Jesus entrega novos títulos de imóveis pelo programa Minha Casa Tá Legal
-
Prefeito Nestor Elvas inaugura nova quadra de areia na Escola Almerinda da Fonseca