Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Bom Jesus - PI
Blog do município.

Prefeito Nestor Elvas, participa de assembleia na APPM sobre instituição da MRAE

Por Redação
Foto: Portal R10
Foto: Portal R10 |

Na manhã desta terça-feira (05), o prefeito Nestor Elvas, do município de Bom Jesus, participou da I Assembleia da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí - MRAE. O encontro aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios - APPM.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Na ocasião, Nestor Elvas afirmou ao R10 que o sistema dos serviços de abastecimento e esgoto no Piauí precisa de melhorias.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

"O serviço de saneamento do Estado tem que ser melhor desenvolvido. A MRAE é uma maneira de se tratar o tema de forma concisa e estabelecer soluções para os problemas relacionados ao abastecimento de água e esgoto no Piauí", comenta o prefeito.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

A Assembleia foi convocada pelo governador Rafael Fonteles, que debateu com os prefeitos presentes e aprovou a instalação da microrregião. Foi definido ainda um processo de eleição para escolha dos representantes dos Municípios para compor o Regimento Interno Comitê Técnico e de membros para compor o Conselho Participativo.

MRAE

A autarquia Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE) foi instituída em 2023, no intuito de adequar o estado ao Marco Legal do Saneamento Básico e cuida do abastecimento de água e do esgotamento sanitário das cidades piauienses. A MRAE tem como função pública de interesse comum, o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação, direta ou contratada, dos serviços públicos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais urbanas.

Em seção plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em novembro deste ano, os deputados aprovaram mudanças que envolvem as atribuições e formação do Colegiado Microrregional e a estrutura de governança da autarquia. 

Atualmente, mais de 90% da população do Piauí tem acesso à água potável, mas apenas 24% possui saneamento básico, segundo estudo da Fundace. O representante do Observatório Nacional dos Direitos à Água e Saneamento, Marcos Montenegro, acrescentou que 34% da população do Piauí mora na zona rural e 65% faz parte do Cadastro Único do Governo Federal, o que demonstra a baixa renda da população para viabilizar o acesso à água por meio das 11 microrregiões. Por isso a importância da unificação.

Comente