
Feira Literária de Oeiras exalta cultura afro e indígena em sua 10ª edição

Celebrando as obras dos escritores Daniel Munduruku e Kiusam de Oliveira, a 10ª edição da Feira Literária de Oeiras (FLOR), realizada entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, atraiu, emocionou e cativou novamente o público oeirense neste convite à leitura e ocupação cultural do município. A realização da feira faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Cultura (Secult).
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Durante três dias de evento, a FLOR transformou as praças do Centro Histórico, Cine Teatro e Igreja Matriz da Cidade Vogal em um jardim repleto de literatura, arte, ciência, cultura e ancestralidade.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
"São dez anos quebrando paradigmas e acreditando que podemos mais, que a educação é o único poder transformador capaz de fazer com que esses jovens possam sonhar e, um dia, terem um futuro promissor em suas vidas", pontua o prefeito José Raimundo.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Aprendendo com Daniel Munduruku e Kiusam de Oliveira
A FLOR é o ponto alto do projeto ‘Aprendendo Com’, através do qual as obras dos autores homenageados são estudadas e trabalhadas durante todo o ano letivo para que possam ser transformadas em produções literárias e artísticas. O objetivo é estimular o hábito e o prazer pela leitura nos alunos.
O escritor e ativista indígena Daniel Munduruku, que possui mais de 60 livros publicados, trata especialmente sobre o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira. Hoje, Munduruku é um dos maiores expoentes da literatura infanto-juvenil no país.
"Estar aqui é um momento mágico, que mostra como nossa literatura faz um caminho próprio, arrastando seus autores junto consigo. Agradeço pela oportunidade de viver esse carinho e conhecimento que as crianças têm demonstrado", disse.

Conhecida nacional e internacionalmente pela força e representatividade étnico-racial espelhada em suas obras, a escritora Kiusam de Oliveira interage sobre temas que envolvem a sensibilização do público infanto-juvenil para a equidade racial e o protagonismo das pessoas pretas.
"Fui apresentada à Feira Literária de Oeiras pela homenageada do ano passado, a escritora Lúcia Hiratsuka, que compartilhou momentos incríveis que vivenciou no evento. Este ano, me orgulho em dizer que estou vivendo todo esse sentimento, amorosidade e falas com pertencimento e propriedade. O que acontece aqui é exclusivo e tudo que sempre imaginei realizar em uma feira literária", afirmou a escritora.

Em 10 anos, já foram homenageados na FLOR nomes importantes da literatura infantojuvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015), Ruth Rocha (2016), Cineas Santos (2017), Roseana Murray (2018), Ilan Brenman (2019), Leo Cunha (2020) e Lúcia Hiratsuka (2022).
Educação e arte no resgate da ancestralidade brasileira
Junto com a FLOR, desabrocha e floresce os saberes e talentos dos alunos e alunas das escolas municipais de Oeiras, através de recitação de poesias, experimentos científicos, canto, performances e muito mais.
A Secretária Municipal de Educação, Tiana Tapety, destacou ao Portal R10 a importância da arte como base fundamental para o trabalho educacional realizado no município.
"O nosso trabalho é fundamentado na arte, pois a temos como nosso principal aspecto. O foco na literatura torna possível construir outras obras e conhecimentos, difundindo todo este processo. O que conseguimos visualizar durante esses três dias de evento nada mais é do que estudantes se identificando e reconhecendo, nos autores trabalhados nesta edição, aquilo que construímos durante todo o ano letivo", esclarece.
Em entrevista ao Portal R10, o deputado estadual Severo Eulálio comenta que a FLOR é resultado de um longo período de trabalho e expressa entusiasmo em fazer parte desse esforço.
"Nós temos orgulho e um prazer imenso de fazer parte no fortalecimento da execução desta feira. Sabemos que só a educação é capaz de transformar e dar mais esperança para nossas crianças. Parabéns a toda a equipe por esta iniciativa", elogia o deputado.
Nas mostras de conhecimento ancestral e apresentações da FLOR, os alunos foram os grandes protagonistas. Com a mediação dos professores, os estudantes oeirenses viraram autores de projetos, trabalhos de arte, educação e ciência exibidos durante os três dias da feira, em espaços como o Corredor de Saberes e Sabores (relatos científicos), Clube do Aprendiz (interação com literatas convidados), Maker (projetos de tecnologia e robótica) e Histórias e Historietas (teatro e contação de histórias).
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Comunidade Lagoa Funda, zona rural de Oeiras, ganha poço e água de qualidade
-
Alunos das escolas municipais de Oeiras conquistam medalhas de ouro
-
Zé Raimundo inaugura novo sistema de abastecimento de água no Bairro Uberaba em Oeiras
-
Alunos da Educação Municipal de Oeiras conquistam 13 premiações na Educação Municipal de Oeiras
-
Prefeito sanciona lei que garante auxílio financeiro para estudantes universitários de Oeiras