
Prefeitura de Marcolândia realiza importante campanha de conscientização do câncer de mama

No mês de outubro, a cidade de Marcolândia se uniu à campanha nacional “Outubro Rosa”, que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura, sob a administração do prefeito Dr. Corinto Matos, promoveu ao longo do mês diversas ações em prol da temática “Ama-se, previna-se, Marcolandia abraça essa causa”, visando promover o bem-estar da população feminina.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
No dia 9 de outubro, foi realizada uma roda de conversa com mães na Escola Raimundo Mariano. No dia seguinte, o encontro ocorreu na Escola Novo Milênio.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
No dia 11, foi a vez das mulheres da Igreja Nova Vida participarem de uma roda de conversa. Na sequência, no dia 14 de outubro, foi realizado ações educativas no terço das mulheres.
Passados alguns dias, no dia 23, houve um movimento intenso de prevenção na Secretaria Municipal de Saúde, com um mutirão realizado por profissionais da área e contou com a presença do prefeito Dr. Corinto Matos.
Dois dias depois, no dia 25, a comunidade de Morada Nova também foi beneficiada com um mutirão na UBS local.
No dia seguinte (26), um encontro foi realizado no CREAS, seguido por mais um mutirão de prevenção na Secretaria Municipal de Saúde. No mesmo dia, houve um mutirão de prevenção na UBS Novo Milênio.
Chegando ao final do mês, nos dias 30 e 31, foi promovido mutirões nas Unidade Básica de Saúde Serra dos Elias e da Cohab.
Durante essas atividades, foram realizados exames clínicos, aferição de pressão, atendimento odontológico, citopatologia e encaminhamento para mamografia.
Assim, a Prefeitura de Marcolândia, por meio de suas ações no Outubro Rosa, evidenciou o compromisso com a saúde e bem-estar das mulheres. A iniciativa contou com o apoio da população e de estudantes de medicina, que se empenharam para levar informações valiosas às mulheres e fortalecer a importância do diagnóstico precoce e cuidados com a saúde feminina.
Depoimentos
“Neste mês, diversas atividades foram realizadas por nossa administração, juntamente com instituições parceiras, com o objetivo de levar informações essenciais, foram promovidas palestras e campanhas de incentivo ao auto exame e à realização da mamografia. Gostaria de parabenizar todos os profissionais da saúde envolvidos nessa importante missão. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todos aqueles que se dedicam diariamente ao trabalho de detecção e tratamento precoce do câncer de mama. Sem a dedicação e expertise de cada um de vocês, não seríamos capazes de alcançar resultados tão significativos na luta contra esta doença”, enfatizou.
A secretária de Saúde Domitila Alencar, expressou sua satisfação em contemplar uma campanha bem sucedida.
“Estou imensamente feliz em ver o sucesso da campanha do Outubro Rosa deste ano, nossa dedicação e empenho para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama realmente valeram a pena. Agradecemos a todos os envolvidos, desde os profissionais de saúde até os voluntários e apoiadores, por ajudarem a disseminar essa importante mensagem. Obrigada a todos pelo apoio e parabéns pelo sucesso alcançado”, expressou.
A coordenadora da atenção básica, enfermeira Mônica Rejane, expressou sua felicidade com a participação das mulheres.
“Estou extremamente satisfeita com o resultado de mais uma campanha. Fico muito contente em ver a participação expressiva das mulheres e em poder levar conhecimentos sobre a saúde da mulher para as igrejas e escolas da nossa cidade. Sou grata a todos os envolvidos por seu bom trabalho e dedicação”, salientou.
O Coordenador do NASP e docente da FAP Medicina Araripina, Severino, destacou a parceria entre a Secretaria de Saúde e a faculdade de Araripina.
“A parceria entre a Secretaria e afap de Araripina foi extremamente benéfica nesse projeto, pois conseguimos atingir todos os nossos objetivos. Levamos orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero para mulheres de diversas localidades do município de Marcolândia. Isso resultou em uma melhoria significativa na qualidade de vida das mulheres, uma vez que observamos uma participação ativa por parte delas nas ações promovidas pela Secretaria de Saúde, incluindo a realização de exames preventivos”, salientou.
A estudante de medicina, Maria Clara, que participou do projeto, enfatizou a importância do mesmo e destacou a abordagem acolhedora e dinâmica adotada.
Fonte: Cidades na Net
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Prefeitura de Marcolândia garante acesso à água potável com instalação de novas caixas d’água
-
Prefeitura de Marcolândia alerta eleitores sobre atendimentos da Biometria 2025
-
Marcolândia-PI conquista nova delegacia para reforçar segurança da população
-
Marcolândia-PI inaugura Feira Livre dos Animais com espaço moderno e estruturado
-
Prefeito Dr. Corinto visita área para instalação de novo poço artesiano em Marcolândia