Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Marcelo Barradas

Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.

Exclusivo: Neuma Café revela os desafios da 1º gestão feminina e perspectivas para Pedro II

Por Redação
|

Neuma Maria Café Barroso, também conhecida como Neuma Café, é nutricionista formada pela Universidade Federal do Piauí e uma figura política de destaque. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita no município de Pedro II, localizado no norte do estado do Piauí, entre os anos de 2013 e 2016. Sua gestão rompeu barreiras e desempenhou um papel fundamental no comando da máquina pública em uma cidade com mais de 30 mil habitantes.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Neuma Café é pré-candidata à prefeitura de Pedro II pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e em uma entrevista exclusiva ao Portal R10, ela compartilhou suas experiências e perspectivas. Ela abordou os desafios de liderar uma gestão em um município que por mais de seis décadas foi dominado por líderes masculinos e destacou o legado de sua administração anterior.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Portal R10 - Você foi a primeira mulher comandar a prefeitura de Pedro II, assumindo o cargo em 2013. Qual o peso disso na história política do município?

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Neuma Café - Foi um desafio muito grande, principalmente para uma cidade tradicional, que vinha de mais de 60 anos de gestão masculina, a gente teve que enfrentar todo o desafio de lidar com a grande maioria na gestão masculina, e o jeito masculino de administrar. A gente teve que romper alguns paradigmas, com algumas culturas de Pedro II, para mostrar uma gestão que olhava para o povo de Pedro II, que acolhia e dava voz ao povo. Não foi só a primeira gestão feminina, mas a também a primeira do partido dos trabalhadores no município de Pedro II, onde a gente teve o desafio de implementar a bandeira do partido dos trabalhadores como a participação popular, fazendo gestão mais transparente e enfrentando a decisão de tentar resolver os problemas de Pedro II.

Portal R10 - Qual seu maior legado na prefeitura de Pedro II?

Neuna Café -O maior legado foi fazer uma gestão que olhasse para o povo de Pedro II, que fosse até onde estava o povo, podia ser num bairro mais distante, mais carente, de olhar o que afetava o povo da cidade. Nós investimos muito no enfretamento aos problemas sociais, de infraestrutura no que diz respeito ao abastecimento de água, a questão da organização do centro da cidade, levar investimentos de fora, organizando a cidade para receber investimento maior. A gente buscou dotar Pedro II de uma estrutura de estrada, investimento na saúde e principalmente na educação. Ainda criamos secretarias, como a de Comércio para fomentar o comércio local, estruturar pequenos negócios, e a questão da política para mulher foi na nossa gestão que criamos a coordenadoria das mulheres, coordenadoria de combate às drogas, então trouxe essas novidades que Pedro II, até então não tinha experimentado.

Portal R10 - A prefeitura de Pedro II hoje é comandada por uma mulher, o que você terá de diferencial na campanha para a disputa de 2024?

Neuma Café - Sou pré-candidata porque Pedro II precisa de uma gestão que olhe para o povo. Depois que a gente saiu, voltou uma gestão que administra mais o dinheiro público, do que olha a necessidade do povo. Hoje Pedro II sofre com problemas sociais sérios, a violência aumentando, a juventude sem nenhuma perspectiva de vida, que acaba indo para as drogas, a questão da violência contra a mulher, a falta de incentivo para emprego e renda no município, fica-se usando a prefeitura como cabide de emprego para se manter no poder e não tem um planejamento que faça com que todos os potenciais de Pedro II possam ser trabalhados. Ver o povo, a cidade linda que nós temos abandonada, com total descaso e o povo sofrendo tendo que todas as quintas e sextas-feiras, enchendo ônibus, para ir buscar trabalho nas grandes cidades e Pedro II com todo potencial que tem, se trabalhado, será uma cidade próspera, com um povo próspero e feliz, esse é nosso grande desafio de estar candidata novamente.

Além das necessidades, Neuma destacou ao Portal R10 a diferença em relação aos partidos políticos que devem encabeçar a disputa, revelando a dicotomia Lula e Bolsonaro, e seus representantes locais, como peso para a decisão do eleitor na cidade.

Neuma Café - A grande diferença vai ser em alinhar os projetos do governo federal, estadual e municipal. Hoje temos em Pedro II duas mulheres disputando. Uma que é apoiada pelo Ciro Nogueira, pelo bolsonarista, que tem um projeto que não coloca o povo como prioridade e tem a nossa proposta, que é a proposta do Lula, do Rafael Fonteles, que tem projeto para desenvolver o Piauí e que Pedro II é uma peça importante nesse desenvolvimento. São diferenças claras de postura e de projeto.

Nas eleições de 2020, Neuma Café disputou contra o ex-prefeito, Alvimar Martins, que faleceu em decorrência de um câncer de próstata em 2022. Durante a campanha, no primeiro ano da pandemia da Covid-19, a ex-gestora relembrou as dificuldades para seguir com a campanha após contrair o vírus e ter 40% do pulmão comprometido.

Neuma Café - Em 2020, nós vivemos uma eleição, que para nós do partido dos trabalhadores foi muito pesada, por todo trabalho que foi feito para manchar o partido dos trabalhadores, toda a campanha antipetista, do ódio. Estávamos em uma pandemia, dos 45 dias de campanha eu passei 30 em cima de uma cama, com 40% do pulmão comprometido. O meu vice também. Não visitei bairro, comunidade, então faltou a presença, a gente entrou em uma campanha com a preferência do eleitorado de Pedro II, mas com nossa ausência e todo um jogo sujo de uma armação que fizeram na Câmara, inclusive julgando minhas contas, de 2014, forjaram um documento, então foram muitas barreiras que a gente teve que enfrentar para chegar até o final da campanha de 2020. Teve uma terceira candidata que saiu do nosso grupo e levou 800 votos, e nós perdemos por 1.200 votos, sendo que fizemos campanha virtual, não estive presente, e eles [oposição] usaram a estrutura da prefeitura. Não desisto de ser candidata porque tenho Pedro II como missão de vida, é meu caso de amor e quanto mais vejo Pedro II num total descaso, com problemas sociais sérios e uma gestão que vem concluindo o sétimo mandato, não resolveu um problema de Pedro II, então por uma série de problemas que o povo de Pedro II enfrenta que a gente não desiste e se coloca mais uma vez à disposição de Pedro II.

Portal R10 - Existem projetos que você não conseguiu executar em Pedro II quando foi gestora e pretende fazer caso seja eleita?

Neuma Café - Ficamos em uma gestão de 3 anos e oito meses, recebemos a prefeitura muito endividada, para nossa surpresa quando assumi com a renúncia do prefeito Valmir Café, recebi a prefeitura funcionando como na década de 60, 70, início de 80, como meu avô administrou, não tinha sequer um fluxo de processos, se trabalhava com dinheiro em espécie, com cheque, não tinha sequer uma organização administrativa. Nosso desafio foi organizar a administração, trazer para essa era mais moderna, fizemos um concurso para todas as áreas de Pedro II e que não teve uma denúncia, diferente do que foi feito agora pela atual gestão que está cheio de vício e enfrentando processo.

Comente