
Secretaria de Saúde de Picos participa do mutirão Projeto Mente Cidadã

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, por meio do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), participou do mutirão Projeto Mente Cidadã. As ações ocorreram na manhã desta quinta-feira, 10, na sede do (CAPS II), localizado na Rua Domingos da Rocha Soares, bairro Ipueiras, e contou com a participação de defensores públicos, profissionais de saúde, estudantes e familiares de pessoas com transtorno mental.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
“É um projeto do Ministério Público do Estado, em parceria com a Prefeitura de Picos e Secretaria de Saúde picoense. O objetivo é facilitar o acesso de famílias de vulnerabilidade e doenças mentais em relação a documentação, processos de benéficos, entre outros. É um mutirão para facilitar o atendimento a essas famílias de vulnerabilidade de pacientes com transtorno mental”, enumera a coordenadora do CAPS II, Aurelândia Rocha Leal.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Projeto Mente Cidadã
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
O Projeto Mente Cidadã objetiva a orientação jurídica em face dos direitos das pessoas com transtorno mental, contando com uma maior sensibilização da Defensoria Pública na participação das ações de transformação social.
O público-alvo do projeto são pessoas com transtorno mental, internos ou não, e seus familiares. Todos devem estar relacionados ao Plano Estratégico da Defensoria Pública. A intenção é fortalecer as relações com outras instituições, além de garantir direitos e humanizar o atendimento dos assistidos pela defensoria.
“A iniciativa da Defensoria Pública é dar orientação jurídica necessária, para promover a orientação judicial e extrajudicial das pessoas com transtorno mental e seus familiares. A ideia é levar ações interinstitucionalizadas, nas quais, devemos aproximar serviços de documentação civil básica, cartório e orientações jurídicas pela Defensoria Pública, dos pontos de atendimento de saúde às pessoas com transtorno mental”, pontua a defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa.
Outras instituições
Nesse sentido, a professora do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí – Campus de Picos, Lany Campelo, avalia que a participação de outras instituições junto ao referido projeto, se apresenta como basilar quando da ampliação e difusão do conhecimento junto à sociedade como um todo.
“Nós como universidade, devemos estar presentes nos locais em que a população está. Na verdade, o conhecimento deve ser ampliado e repassado diretamente para a população”, pontua.
Durante o mutirão, diversas instituições ofereceram serviços aos familiares e pessoas com transtorno mental. Serviços como processos de benefícios junto ao INSS, Assistência Social, processos de curatela, além da oferta de emissão de certidão de nascimento, RG, CPF, entre outros. O mutirão Projeto Mente Cidadã foi realizado apenas nesta quinta-feira, 10, em Picos, para atender o público acima citado.
Fonte: CCOM / PMP
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Como a tecnologia ajuda pequenas empresas a crescer
-
O crescimento do mercado de colecionáveis e seu valor emocional
-
Abertura do Picos Cidade Junina 2025 reúne multidão e grandes artistas
-
Polícia Militar prende foragido do sistema prisional por tráfico de drogas e apreende entorpecentes
-
O futuro dos cassinos móveis no ecossistema da Apple e a tendência para depósitos acessíveis