Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Valmir Falcão
Advogado Tributarista. Economista CORECON.

OS CONCEITOS DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

Por Redação
|

OS CONCEITOS DE  CUSTO DE OPORTUNIDADE 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

 

Participe do nosso grupo: WhatsApp

                        O conceito de custo de oportunidade está relacionado à economia e às questões de escassez. A economia lida com este conceito, em outras palavras,   refere-se , simplesmente,  a entender se o tempo ou o dinheiro de alguém poderia ser investido em algo melhor, entalecendo  a seguinte lógica: como não há recursos infinitos disponíveis, é preciso selecionar um caminho em detrimento do outro. Consequentemente, cada escolha significa renunciar a uma ou mais possibilidades. Afinal, ao optar por uma alternativa, você deixa para trás todas as outras, bem como os benefícios e resultados que poderiam ser obtidos com elas.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

                       Assim, o custo de oportunidade representa tudo o que você deixa de ganhar quando faz uma escolha. Portanto, ele serve para indicar possibilidades não aproveitadas e um potencial que não é explorado.

                       Para os economistas, cada decisão é temperada pelo conhecimento daquilo de que se deve abrir mão - em termos de dinheiro e satisfação para fazer o que se deseja. Sabendo exatamente o que está recebendo e o que está deixando de lado, você pode tomar decisões mais racionais e bem embasadas. Pense na mais famosa regra da economia: não existe almoço gratuito. Mesmo que alguém lhe ofereça um almoço sem esperar que você retribua o convite ou converse durante a refeição, o almoço não saiu de graça. O tempo que você passou no restaurante custou-lhe alguma coisa em termos de oportunidades descartadas.

                      Há quem considere muito deprimente a ideia de custo de oportunidade: imagine passar a vida toda calculando se o seu tempo seria melhor empregado noutro lugar, fazendo alguma coisa mais lucrativa ou prazerosa. Porém, de certo modo, é da natureza humana fazer exatamente isso - estamos sempre avaliando os prós e os contras das decisões.

                   Além de ser aplicável ao cotidiano, como em escolhas profissionais, o custo de oportunidade também existe no mercado financeiro. Afinal, investir é tomar decisões constantemente para que seja possível colocar em prática a sua estratégia. Porém, seus recursos são limitados. Logo, é improvável que você tenha dinheiro para investir em todos os ativos ao mesmo tempo. Então o custo de oportunidade representa todo o potencial que não é aproveitado em relação aos investimentos que você não escolhe.

                      No mundo dos negócios, um lema popular é "relação preço - qualidade". Dizem que as pessoas querem que seu dinheiro obtenha o máximo que puder. Porém, há outro lema ganhando terreno rapidamente: o "valor do tempo investido". A maior limitação de nossos recursos é o número de horas que podemos dedicar a alguma coisa, e por isso procuramos maximizar o retorno do tempo investido. Toda vez, um economista, presta sempre atenção no custo de oportunidade de cada uma de suas decisões.

                       Existe o custo de oportunidade na área governamental,  de modo análogo, governos do mundo todo empregam o argumento do custo de oportunidade quando o assunto é a privatização. Raciocinam não só que as empresas de utilidade pública costumam ser mais bem administradas pelo setor privado como também que o dinheiro gerado pela venda pode ser usado de forma mais eficiente em investimentos públicos.

                  Para entender melhor, imagine o exemplo de uma pessoa que recebe uma proposta de emprego. A vaga é melhor do que seu trabalho atual e o salário é mais elevado. Porém, ela precisará mudar de país para assumir a nova posição. Se o profissional decidir mudar de país, o custo de oportunidade envolve tudo o que ele deixa para trás. Ou seja, isso inclui desde a burocracia e os custos com a mudança até a perda de momentos com a família e os amigos próximos. Já se o profissional quiser permanecer no emprego atual, o custo de oportunidade é dado pelo que ele deixa de aproveitar em outro país. Por exemplo, o salário mais alto, as melhores condições de trabalho, as novas experiências a serem vivenciadas etc.

                 O custo de oportunidade também pode auxiliar o seu gerenciamento de risco. Por meio do benchmarking, você entenderá melhor quais riscos vale a pena correr e quais alternativas de investimento têm condições de oferecer os melhores resultados para ajudar na conquista dos seus objetivos.

                 Ademais, considerar esse conceito pode auxiliá-lo a alinhar as decisões à sua estratégia de investimentos. Afinal, é possível tomar decisões embasadas e saber exatamente do que você está abrindo mão ao escolher determinada alternativa. Afinal, a vida é feita de tomada de decisões. 

 

Valmir Martins Falcao Sobrinho   ( Economista e Advogado)

Comente