
Saúde de Água Branca conquista prêmiação durante evento do COSEMS em Teresina

Na noite dessa terça-feira (16), aconteceu o XIII Congresso Estadual do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). O evento levou o tema "Desafio do SUS na Busca por Equidade Regional", e contou com a presença de 400 pessoas. Entre eles estiveram reunidos gestores, técnicos municipais e profissionais da saúde. O evento ocorreu no Hotel Blue Tree, em Teresina.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
A iniciativa visa apresentar as boas práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios piauienses. A cidade de Água Branca participou do evento apresentando os projetos: "Selo Verde e selo Vermelho" que busca verificar a situação vacinal das crianças nas escolas. Além do projeto, "Painel Interativo das Arboviroses", que visa controlar e combater à Dengue, Zika e Chikungunya.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
Em entrevista ao Portal R10, a Enfermeira Ana Paula Moura e idealizadora do projeto "Selo Verde e Selo Vermelho" que conquistou primeiro lugar, salienta a importância da vacinação na vida das crianças, já que existe uma resistência muito grande devido a pandemia da Covid-19. "Através do Programa Saúde na Escola (PSE), nós conseguimos verificar as cadernetas dos estudantes e averiguar as vacinas que estavam em atraso. A partir disso, encaminhamos os alunos para a nossa UBS e atualizamos as vacinas, além de completar a segunda dose da vacina contra Covid-19", destaca a enfermeira.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Ela ainda acrescenta que é uma ação simples, prática e eficaz, pois não tem custo e pode ser realizada em todas as escolas, levando interação entre professores e alunos. Além de atingir quase 100% na cobertura vacinal.
A Biomédica Carla Alencar e autora do projeto "Painel Interativo das Arboviroses", revelou ao Portal R10 que o Painel foi produzido utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), que são disponibilizados para acesso público, fornecendo informações sobre Dengue, zika e Chikungunya para toda população. Os relatórios gerados foram utilizados para definir ações de combate ao Aedes aegypti em pontos estratégicos do município, resultando numa queda do número de casos de arboviroses a partir da 9ª semana epidemiológica, demonstrando a efetividade das ações desenvolvidas na redução da transmissibilidade das arboviroses.
"É muito gratificante pelo reconhecimento do projeto e vê que a experiência exitosa que vem ajudando à população de Água Branca terá uma visibilidade não só estadual mas agora Nacional", ressalta a biomédica.
Esse tipo de premiação é uma forma de destacar e valorizar a excelência na gestão da saúde pública, além de incentivar a busca por inovação, eficiência e resultados positivos.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Mais 25 famílias de Água Branca recebem títulos de propriedade
-
Água Branca avança na regularização fundiária e entrega mais 25 títulos de propriedade
-
Jovem goleiro aguabranquense é selecionado para a Taça das Favelas em São Paulo
-
Campeonato Aguabranquense 2025 estreia com casa cheia e vitória do Bulungão
-
Água Branca oferece curso presencial de capacitação em inseminação artificial de caprinos e ovinos