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Joaquim Pires - PI
Correspondente do município.

SEMED realiza V Seminário Municipal do PNAIC 2017/2018

Por Redação
Equipe da Secretaria Municipal de Educação.
Equipe da Secretaria Municipal de Educação. | ASCOM-PMJP

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou na manhã da última quinta-feira, 12 de julho, o V Seminário Municipal do PNAIC 2017/2018 no ginásio poliesportivo da Unidade Escolar Pedro Alves Cabral. O seminário está na sua última edição e teve como tema: “Alfabetização, Interdisciplinaridade e Infância: Currículo Inclusivo na Perspectiva do Letramento”.

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O evento iniciou às 8h30 com a composição da mesa, e logo após, os participantes apreciaram a exibição do Hino do Piauí. Em seguida, a Coordenadora Local do Ciclo de Alfabetização, Fátima Sales juntamente com os formadores locais, conduziram a programação, onde os professores alfabetizadores, mediadores e articuladores do Programa NME, coordenadores pedagógicos e gestores realizaram apresentações de relatos de experiências bem-sucedidas na alfabetização das crianças.

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As apresentações culturais ficaram por conta dos alunos das escolas municipais das zonas urbanas e rurais. Os alunos apresentaram Dança Junina; Xaxado; A Dança dos Animais; Dramatização sobre a Preservação do Meio Ambiente “O Mundinho”; Recitação de Poema; Narrativa de História Infantil e recitação de Poemas. Durante o evento, foi oferecido um lanche e almoço para os participantes.

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O Formador Local do Programa Novo Mais Educação – PNME, professor Luís Ribeiro, destacou em sua palestra o letramento e alfabetização para vida, que teve como subtítulo “Ainda é Possível Sonhar”.

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

Fonte: ASCOM-PMJP

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