Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Valmir Falcão
Advogado Tributarista. Economista CORECON.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO- COMO ENVOLVER A FAMILA

Por Redação
|

PLANEJAMENTO FINANCEIRO- COMO ENVOLVER A FAMILA 

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

 

Participe do nosso grupo: WhatsApp

                    Em tempos de endividamento das famílias, com crescimento a cada ano, a importância de envolver a família faz-se necessário, uma vez que, o planejamento financeiro familiar ajuda a estabelecer metas e organizar-se previamente, tendo em vista os problemas e as soluções que deverão ser estudadas, como ter noção dos gastos e de como deverá ser repartido de acordo com o salário líquido da família.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

              A fim de conseguir um melhor envolvimento de toda a família no planejamento financeiro, preparamos aqui algumas dicas que você pode seguir para conseguir melhores resultados:

• Promover reuniões familiares para discutir todos os problemas, inclusive os financeiros  alguns chefes de família, equivocadamente, acreditam que discutir sobre os problemas com os demais membros pode leva-los à “perda de poder”, “redução de sua imagem”, naquela família. Trata-se de um pensamento bastante arcaico e que só leva a maximizar problemas. Todos na família devem participar e serem ouvidos, isso ajuda não somente a encontrar soluções para os problemas financeiros, como ajuda as crianças a compreenderem a importância de resolverem seus problemas como uma família, unidos, o que mais tarde será muito útil a ela;
• Incentivar todos à educação financeira –aprender como lidar é uma tarefa para todos, independente de sexo, cor, papel desempenhado na família ou até mesmo idade (obviamente, educação e disciplina financeira para um jovem de 12 anos é diferente para um jovem de 21 anos de idade). Quando todos compreendem do que se trata, fica mais fácil alcançar os objetivos. O incentivo pode começar de diversas formas, desde brincadeiras e leituras de artigos sobre finanças a presentear um membro da família com um livro ou curso sobre o assunto
• Combater, em família, possíveis problemas quanto ao uso consciente do dinheiro como vocês já devem ter compreendido, um dos problemas que mais dificultam uma pessoa de alcançar uma certa estabilidade financeira é justamente não saber como usar o seu dinheiro de forma consciente, equilibrada. O que dizer então do que pode acontecer se um dos membros da família tornar-se uma “válvula de escape” de todas as economias feitas pela família? Pode ser algo realmente complicado de lidar. Hoje, o vício do consumo compulsivo já é considerado doença, como o alcoolismo, e possui tratamento. Mas é importante que a pessoa em questão compreenda a sua situação e procure ajuda, caso contrário, não há tratamento que ajude!
• Sempre buscar incentivar e evitar obrigar –quando você consegue motivar verdadeiramente um membro da família a compreender o que é educação financeira e a importância de tecer um planejamento financeiro ( o qual poderá ser feito em família), você conquista um aliado nessa batalha rumo ao sucesso. Mas, quando você tenta obrigar o outro a assumir seu ponto de vista como verdadeiro, muito possivelmente você não despertará o mesmo sentimento dele, o que poderá levar a muitos conflitos. Sendo assim, dialogue quantas vezes for preciso e aponte sempre as vantagens que há em ser financeiramente independente;
• Buscar o sucesso para todos da família –outra coisa que deve ser deixada bem clara é que todos estão lutando não pela sua prosperidade, mas de toda a família. Todos conseguem agir melhor quando sabem que estarão compartilhando as recompensas que hão de vir.

 

              Por fim, falta de planejamento e ausência de controle sobre os gastos e rendimentos é um fator de risco que colabora com o endividamento e pode trazer grandes dificuldades para a família. Dessa maneira, para conseguir manter o controle das contas e realizar os seus planos, é fundamental organizar o orçamento. Nada melhor do que iniciar 2023 com este objetivo. 

             

 

Valmir Martins Falcao Sobrinho

Economista  e Advogado

Comente