Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Valmir Falcão
Advogado Tributarista. Economista CORECON.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Por Redação
|

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Em tempos de endividamento das famílias brasileiras chegando a patamares de  68 %, um nível elevado em série histórica,  uma palavra é básica:  o planejamento financeiro.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Nada mais é do que programar-se , organizar=se ,pois, envolve também uma intenção: a busca de inovação, rompimento com o antigo.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

No planejamento financeiro está a intenção de um futuro desejado. Significa estabelecer e seguir uma estratégia precisa (onde estou e onde quero chegar), dirigida para a acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa e de sua família.

Visa tornar realidade seus objetivos e sonhos, identificando-os adequadamente e estabelecendo horizontes para sua concretização.

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas têm que saber viver com o que tem.

O planejamento financeiro irá ajudar a evitar erros, como a falta de recursos numa situação de emergência ou evitar que se contratem dívidas além do necessário. Além disso, planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões de investimento consistentes com o perfil de tolerância a riscos e com relação aos objetivos e metas.

O ciclo da vida tem várias fases, cada uma com seus desafios e peculiaridades. Através do Planejamento Financeiro é possível identificar as oportunidades e dificuldades de cada uma para, antecipadamente, planejar, com propriedade e tranquilidade, estratégias para enfrentar cada situação.

O planejamento financeiro abrange análise de todas as suas necessidades e de sua família, principalmente,  com a finalidade de: saber onde quer chegar e quando, onde está e qual sua velocidade potencial. Como andam as finanças de sua família, ou seja, como estão receitas, gastos, dívidas e investimentos

Definir e avaliar seus objetivos e sonhos, ou seja, indicar quanto você precisa para realizá-los e determinar se são factíveis e o prazo para alcançá-los, bem como  projetar a evolução de seu orçamento doméstico e seu patrimônio com vistas a estabelecer metas periódicas.

Por isso, é fundamental aprender a fazer um planejamento financeiro pessoal adequado, para sair do acúmulo de dividas e pagamento de elevados juros de cartão de credito ( o maior vilão)  e descontrole do orçamento.

 

Valmir Martins Falcao Sobrinho 

Economista e Advogado

 

Comente