Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Altos - PI
Seja um correspondente.

Festa do Vaqueiro em Altos: 'Mais que profissão é paixão', destaca Maxwell

Por Redação
Festa dos Vaqueiros em Altos: Portal R10
Festa dos Vaqueiros em Altos: Portal R10 |

O município de Altos, localizado à 41km de Teresina amanheceu em festa nesta quinta-feira (16) para comemorar o Dia do Vaqueiro, uma tradição nordestina que atravessa gerações e encanta por mostrar a bravura de um povo que tem na lida, desbravando a caatinga, uma paixão.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

As comemorações fazem parte da programação dos Festejos do Glorioso São José, da Paróquia São José e Santa Teresinha.

Participe do nosso grupo: WhatsApp

O evento que conta com apoio do prefeito Maxwell da Mariínha, iniciou logo cedinho, às 7h com o tradicional café na barraca do padre, na praça da igreja matriz do município.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

Logo em seguida, toda a vaqueirama, com seus gibões, esbanjando orgulho em carregar a tradição seguiram em cavalgada até a Igreja Matriz, no centro da cidade, para celebrar a missa em homenagem aos Vaqueiros.

Ainda durante a celebração da missa, houve sorteio de brindes para os vaqueiros que estavam participando das comemorações devidamente trajados “Encourados”, um dos requisitos para concorrer aos brindes.

Já ao meio-dia, a prefeitura organizou um almoço na Assistência Social.

 

O prefeito do município, Maxwell da Mariínha falou em entrevista ao Portal R10, sobre a importância das comemorações dos festejos do município para a economia local.

“Além de alimentar e fortalecer a fé, pensamos também em fomentar a economia do município. Este é o momento em que muitos pais, mães tiram seu sustento daqui, nesses dez dias de festividade”, disse.

Durante os dias de festividades do padroeiro, São José, o gestor elencou uma das ações que valorizam os artistas locais.

“Outra grande ação que é importante é valorizar a prata da casa, durante os festejos, todos os músicos do município tiveram espaço no decorrer desses dias, contando com mais de seis bandas de dentro e fora do estado”.

Sobre o feriado do Dia do Vaqueiro, Maxwell destacou a lida dos profissionais, que além de ser uma profissão é, antes de tudo, paixão, e deixou uma mensagem para a vaqueirama.

“Que possam continuar sendo homens bravos e guerreiros. Para ser vaqueiro é mais que uma profissão, é paixão. Que Deus possa abençoá-los e protegê-los na sua lida do dia a dia. A profissão de vaqueiro é arriscada, sai de um jeito e não sabem como voltam”.

 

A deputada estadual, Ana Paula esteve presente acompanhando toda a festividade e destacou em entrevista ao Portal R10, que o dia do Vaqueiro no município de Altos é mais uma ação de valorização da profissão, por parte do prefeito, Maxwell.

“Eu acho muito importante, até porque já é uma festa tradicional em todo o Piauí, que resgata as nossas origens, sem falar que é uma valorização que demonstra para eles a valorização da profissão. E essa festa que o prefeito, Maxwell tem caprichado cada vez mais e vemos a felicidade dos vaqueiros. Temos visto cada vez mais pessoas vindas de outras cidades para participar deste evento, como de José de Freitas, Coivaras, Campo Maior e várias outras regiões”. 

Dentre os participantes, a parlamentar destacou a surpresa de encontrar uma vaqueira, lembrando que o lugar de mulher é onde ela quiser estar.

"Eu tenho uma grande admiração por serem homens aguerridos e fiquei surpresa hoje, que conheci uma vaqueira. Ela disse que é a mais velha daqui, com mais de 80 anos. Isso mostra que nós mulheres podemos estar em todos os lugares e sermos o que quisermos."

A paixão que move os vaqueiros atrai a vaqueirama de todos os lugares. Seu Zé Luís do município de José de Freitas, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida falou da necessidade de não deixar acabar a tradição.

“Tenho essa tradição do Vaqueiro, desde que eu era criança, vem de pai, avô, de mãe, de tio, todos são vaqueiros. Inclusive disseram que a tradição está se acabando, mas não pode acabar”, disse.

A festa durou por todo o dia e finalizou com shows de Chambinho do Acordeom e Zé Cantor, que fizeram a animação de centenas de pessoas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente