Portal R10
Notícias Blogs e Colunas Outros Links
Redação Whatsapp / Sugestôes (86) 99821-9621
Cristina Publicidade (86) 99911-2276
Marcelo Barradas Expansão (86) 99446-2372
Picos - PI
Correspondente do município.

Comandante do 4º BPM de Picos fala sobre as ações das blitz no município

Por Redação
(Comandante do 4º BPM de Picos, Major Felipe/ Foto: Reprodução)
(Comandante do 4º BPM de Picos, Major Felipe/ Foto: Reprodução) |

O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos (4º BPM), Major Felipe, destaca as ações das blitz desenvolvidas para combater o tráfico de drogas, armas e outras ocorrências na cidade de Picos.

Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube

Major Felipe, explica como funciona o policiamento e as ações realizadas. "As ações são aquela que além, do policiamento rotineiro com guarnição do policiamento ordinário e as especializadas das Forças Tática e agora do BEPI, esse novo reforço que foi criado recentemente que incorporou o efetivo do policiamento rural, do canil e da Rocam, são as ações de rotina do dia à dia do nosso policiamento no tocante as abordagens. A inovação, em termos de ações que nós tomamos recentemente a cerca de um semana, partiu de uma diretriz de uma determinação do Governo do Estado, alinhado com a Secretaria de Segurança e o comando da Polícia Militar, que surgiu de uma constatação de uma demanda de fiscalização de trânsito, porque relacionou-se através de índice de mensuração e avaliação de desempenho, que através de cruzamento de dados mais de 600 acidentes com vítimas fatais, estava diretamente ligados a condutores e a veículos em situação irregular. Então, a partir disso verificou-se que a fiscalização dessa situação de condutor e de veículo ela obviamente irá impactar positivamente nos índices de acidentes com vitimas fatais", destacou o comandante. 

Participe do nosso grupo: WhatsApp

Ainda segundo o Major Felipe, essa é a preocupação do Governador, do Secretário de Segurança e do comandante Geral alinhado com o diretor de operação da Policia Militar. " É uma preocupação que vai refletir diretamente nesses números, e nós estamos tocando diuturnamente essas blitz, em locais e horários variados, de acordo com alguns estudos baseados na incidência, no mapa de calor, em locais onde costumeiramente acontece acidentes de trânsito ou tem maior incidência, então  a gente tem que está alocando o polimento para a execução dessas blitz nesse locais, nesses horários", disse o comandante.

Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram

O comandante Major Felipe, ainda esclarece sobre o transtornos dos canos kadron, aqueles que fazem barulho, e fala que isso irá mudar.   

"Isso também está dentro da rotina da abordagem, envolve a abordagem a pessoa, ao veículo, e se verificando essa infração de trânsito, será tomada a medida administrativa aplicada a multa, e será feito o auto de infração de trânsito e deverá ser conduzido até que aja necessária a remoção daquele dispositivo", frisou o Major Felipe.

O comandante fala que vai fiscalizar o menor de idade no trânsito. "Isso constitui na realidade um crime de trânsito, o pai que confere a condução do veículo dessa natureza para o menor de idade, ele se trata de um crime que embora de menor potencial ofensivo, mais não deixa de ser uma conduta criminosa e nessa situação será lavrado o respectivo termo circunstanciado de ocorrência, além também da aplicação do auto de infração de trânsito nesse caso. São duas medidas, uma no âmbito administrativo e uma no âmbito penal, muito embora de menor potencial ofensivo", explicou.

As orientação segue também para questão do GPM. " O GPM também, logicamente que por uma situação de efetivo um pouco menor que a nossa, nós estamos estartando com maior intensidade aqui na cidade de Picos, mais os comandantes de GPM serão orientados também a estarem fazendo esporadicamente nos locais mais convenientes, de acordo com o conhecimento daqueles. Essas operações é dos mesmos moldes que a sede está fazendo", falou o comandante.

Comente