
Famílias do semiárido Piauiense recebem sementes de milho, feijão e raquetes de palma forrageira

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura Familiar estão distribuindo sementes de milho, feijão e raquetes de palma forrageira para famílias do semiárido Piauiense.
Siga-nos: Facebook | X | Instagram | Youtube
O membro da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Afonso Galvão, destaca que já faz um bom tempo que o Governo do Estado do Piauí vem trabalhando com esse programa de sementes.
Participe do nosso grupo: WhatsApp
"A gente tem recebido uma cota de sementes e temos feito essa destruição para as famílias que são da base do movimento, e famílias, que não são da base, e nos últimos dois, três anos tem tido uma prioridade para aquelas famílias que foram contempladas com os projetos Viva o Semiárido, na qual o movimento executou três projetos e contemplou 352 famílias, " conta Afonso Galvão.
Compartilhe esta notícia: WhatsApp | Facebook | X | Telegram
Afonso Galvão, ainda destaca, sobre as famílias beneficiadas pelo projeto. "A prioridade é para famílias contempladas com os projetos Viva o Semiárido, e isso não quer dizer que somente estas famílias recebam as sementes, outras famílias também que não foram contempladas com esse projeto, ou até mesmo famílias que foram contempladas e as vezes não recebem as sementes, por algum motivo, não vão plantar ou não tão precisando da semente, então, contemplamos outras famílias e estamos ampliando esta distribuição", frisou o coordenador do MPA.
Ao todo, são dez municípios que estão recebendo as sementes de milho, feijão e raquetes de palma forrageira , porém, Afonso Galvão, fala da expectativa de estarem recebendo também mudas de caju. " São ao todo, 6.400 kg de semente de milho e feijão, metade de milho metade feijão e 20 mil de raquetes de palma e já estamos quase concluindo essas entregas", destacou Afonso Galvão.
Contudo, Afonso Galvão, diz que havia uma preocupação com as chegadas das sementes aos municípios. " Tinha ano que as sementes chegavam em fevereiro por exemplo, as mudas de caju as vezes também chegava tarde e esse ano as semente de milho e feijão o primeiro lote, a gente recebeu ainda dezembro de 2022 antes do Natal. Nós sempre reclamávamos para o governo do estado , que as semente tem que chegar o quanto antes porque no semiárido é assim choveu você tem que aproveitar a chuva, o molhado para já plantar quanto mais cedo você plantar melhor. E esse ano chegou bastante cedo", disse Afonso Galvão.
Afonso Galvão, pede para as famílias pegarem as sementes . "Estamos nessa luta junto com os município para vim buscar, porque muitas vezes infelizmente faltam o apoio do poder público local, para garantir o transporte para pegar as sementes. As famílias tem que se organizar, dá um jeito de buscar as semente aqui em Picos, porque o movimento também não tem condições de está deixando em cada município cada localidade", concluiu Afonso Galvão.
Comente
-
PRF prende motociclista por dirigir alcoolizado na BR-316, em Barro Duro-PI
-
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-esposa a facadas na zona Sul de Teresina
-
Preço do café cai pelo segundo mês consecutivo, aponta IBGE
-
Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Projeto que susta regras de aborto legal em crianças avança na Câmara

-
Como a tecnologia ajuda pequenas empresas a crescer
-
O crescimento do mercado de colecionáveis e seu valor emocional
-
Abertura do Picos Cidade Junina 2025 reúne multidão e grandes artistas
-
Polícia Militar prende foragido do sistema prisional por tráfico de drogas e apreende entorpecentes
-
O futuro dos cassinos móveis no ecossistema da Apple e a tendência para depósitos acessíveis